Usina PCH Coração é inaugurada em Águas Frias, no Oeste Catarinense

Situada na bacia do Rio Burro Branco, a primeira PCH do município tem capacidade instalada de 4,6 megawatts

Foi oficialmente inaugurada no município de Águas Frias, a 50 quilômetros de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a PCH Coração, situada na bacia do Rio Burro Branco. Em construção desde agosto de 2017, a usina pertence ao Grupo Brasil Sul Energia e é considerada a primeira hidrelétrica com capacidade instalada de 4,6 megawatts (MW) construída no município.

A expectativa é que a obra gere renda e desenvolvimento do turismo na Capital do Abraço, além de abastecer municípios da região. “Santa Catarina está entre os principais estados na geração de energia e se destaca como um dos maiores do país quando o assunto é PCHs. A inauguração da Usina Coração vem para firmar a região Oeste como pólo gerador que ajuda a suprir a demanda nacional e fortalece a matriz hídrica catarinense”, destaca o presidente da APESC, Gerson Berti.

Para o presidente do Grupo Brasil Sul Energia, Rousty Rolim de Moura, um dos importantes ganhos socioeconômicos trazidos pela usina é o fato dela agregar um modelo cooperativista de gestão, onde os proprietários das terras atingidas se tornaram sócios e investidores do empreendimento, além da geração de empregos locais e retorno financeiro aos municípios no entorno da PCH. “A obra buscou preservar não somente as margens do Rio Burro Branco, que eram utilizadas para produção agrícola, com mínimo impacto ambiental, mas também amparar e incluir os donos das terras atingidas no retorno econômico e social que essa pequena central hidrelétrica vai trazer para toda comunidade da região”, explica Rousty Rolim de Moura.

Para a construção do empreendimento, segundo Moura, foram investidos aproximadamente 40 milhões de reais advindo de recursos do Grupo Brasil Sul Energia e Águas do Brasil S.A.

Fonte: Assessoria de imprensa APESC

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *